Como dizer não para uma pessoa que amo?

Oi! Seiiti Arata. Será que você pode dizer não para uma pessoa que você ama? Se você é do tipo de pessoa que sente dificuldade de dizer não, podem surgir várias dúvidas.

Se você acha que o amor verdadeiro é aquele em que você tem que fazer absolutamente tudo para a pessoa amada, você vai acreditar que tem que aceitar qualquer coisa.

Talvez você até acredite que o verdadeiro amor é quando você deixa as suas vontades e necessidades de lado, para sempre apoiar seu parceiro, sua parceira.

Será que isso é saudável? Vamos entender como uma comunicação adulta é construída a partir de confiança, autenticidade e intimidade.

1. A confiança é necessária para a autenticidade

A confiança é a base de tudo. Se não temos confiança, não tem como construirmos a fundação que é necessária para viver em casal. Faltará segurança.

A confiança me permite ter autenticidade. Anote esta dica. Se eu confio, eu posso ser eu mesmo. Posso ser autêntico sem ter medo. E por que a autenticidade é importante? É com autenticidade que eu me preocupo menos com a maneira como eu sou percebido, com as máscaras que eu preciso usar.

Na maior parte das interações sociais nós precisamos usar máscaras. É essa uma das teorias do professor Erving Goffman em que basicamente a maneira como nós nos apresentamos ao mundo depende da audiência, depende das pessoas que estão ao redor. Você se comporta de uma maneira quando está com os amigos de infância e de uma forma diferente quando está no trabalho ou com a família.

Quando eu pergunto quem é você, a resposta depende. Depende de quem é que está interagindo com você. Você existe, portanto, diante de outras pessoas. A construção do seu ser social depende do tipo de interação que você tem com outras pessoas. Qual é a aparência que você deseja manter? Que imagem quer exibir? Que sentimentos você expõe? Até que ponto o que você diz é puramente verdadeiro ou é uma forma calibrada para não desagradar a pessoa com quem você interage?

Chega de teoria. Agora vamos voltar pro seu relacionamento. Será que você está fazendo o seu papel para ter uma comunicação autêntica? Será que o nível de confiança que você tem construído te permite se revelar com autenticidade? Sem isso, vai ficar bem difícil você dizer não. O Jung tem uma frase que eu gosto muito: “O privilégio da vida é tornar-se quem você realmente é” 

Vamos agora mudar o ponto de vista. E como é que você recebe a comunicação genuína dos outros? Já pensou nisso?

Da mesma maneira que você deseja ter a possibilidade de se comunicar com autenticidade e não ser punido por causa disso, você precisa admirar o seu companheiro ou companheira da maneira como ele é, de forma autêntica. Essa é uma das chaves para a intimidade.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

2. A autenticidade é necessária para a intimidade

Vamos então falar de intimidade. A intimidade se revela em diferentes formas: através de palavras, de olhares, de toques, de sexo. Existe intimidade emocional, intimidade intelectual, intimidade física e tudo isso está relacionado. Se você não percebe isso, pode tentar arrumar as coisas na ordem errada. 

A intimidade não é apenas sexo, aliás, a intimidade pelo sexo vem quando outras dimensões de intimidade estão seguras. Será difícil melhorar a intimidade apenas procurando por posições exóticas na cama e não ter nem mesmo intimidade de comunicação.

A intimidade pede uma comunicação sincera. Se você não se sente confortável para dizer o que está pensando e sentindo, será difícil dizer não. E a intimidade não é apenas você falar, mas é também ouvir. É você ter a liberdade de fazer perguntas e escutar com atenção e interesse genuíno.

Veja o episódio 03 da série Oi! Seiiti Arata que tem o título As Pessoas Mudam – você muda com o tempo e a pessoa que você ama também muda. Sem manter intimidade de comunicação, sem continuar conhecendo a outra pessoa constantemente, existe o risco de cedo ou tarde vocês se distanciarem. As pessoas mudam. É necessário sempre continuar conhecendo alguém.

Agora eu te pergunto: Você sabe realmente se comunicar? Uma coisa é falar e outra coisa é se expressar. Uma coisa é ouvir se outra coisa é escutar.

Nem sempre conseguimos transmitir aquilo que sentimos. E é ainda mais raro entender o que a outra pessoa quer transmitir.

O curso Como Dizer Não é um curso sobre relacionamentos, com técnicas que melhoram a sua comunicação. Você pode ter acesso no link http://arata.se/comodizernao

3. Você precisa melhorar sua comunicação

No curso Como Dizer Não você vai aprender diferentes técnicas de comunicação.

É necessário que você entenda a estrutura dos elementos que você usa na sua comunicação, qual é a função psicológica de cada palavra que você fala. Na escola nós aprendemos muito sobre as funções gramaticais, que é o básico, mas apenas isso não é suficiente.

Só para ilustrar, vamos entender o que são os amenizadores de comunicação. Sabe o que é um amenizador? É quando você diz coisas como

– poxa, eu gostaria muito mas…

– olha, eu sinto muito mas…

– infelizmente, desta vez…

– parece interessante, só que…

Ou seja, são comentários que você faz para amenizar o não que você vai entregar na sequência. E se for usado de maneira correta, o amenizador ajuda a manter o relacionamento saudável, ajuda na polidez da comunicação, ajuda a reconhecer a outra pessoa.

O problema é quando nós exageramos nestes amenizadores e ficamos com falta de assertividade.

Pensamos que estamos sendo educados, mas acabamos exagerando nas desculpas e parece que 1) nós não estamos sendo sinceros ou 2) parece que estamos confusos sobre o que realmente queremos ou 3) parece que somos frouxos.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

O que nós queremos é dizer não ter firmeza e ao mesmo tempo com respeito.

E exagerar nas desculpas e amenizadores não é o caminho certo.  

É importante manter a educação, mas dizer “sim” o tempo todo não é um sinal de educação, é um sinal de que você não se valoriza e não sabe impor limites. Isso é um convite para situações abusivas, com sinais de que você está facinho, está sempre à disposição e que as pessoas podem usar e abusar do seu tempo e da sua boa vontade. 

Caso você sinta dificuldade de dizer não, cuidado pois você pode estar em um relacionamento prisão. Vamos voltar a falar deste assunto na semana que vem.


Enquanto isso é necessário que você se equipe com as habilidades necessárias para dizer não. Nós temos um treinamento completo online em vídeos para isso – Visite o link aqui.