Seja o melhor naquilo que faz

Fique comprometido com a excelência. Seja o melhor naquilo que faz. Posicione sua habilidade entre os top 10 de sua área.

Nada compensa mais do que ser o melhor dentro da sua área.

Feito esse comentário, que é ligado ao capítulo de Excelência do livro A Classe Alta, Brian Tracy começa a explicar que qualquer um pode chegar aos tais 10% do topo de uma carreira, e que mesmo os que hoje são os melhores um dia já foram novatos.

Ok. É verdade, e esse esclarecimento todo é para fazer um cafuné na cabeça de quem não tem muita auto confiança, ou que tem uma crença muito negativa de que não será possível.

Porém apenas dizer que todo mundo um dia foi novato e que qualquer um pode chegar lá não é muito efetivo.

Para remodelar crenças no livro A Classe Alta, utilizei conceitos base de ninguém menos do que Robert Dilts (link afiliado) e de seu material de reformulação de crenças através da programação neurolinguística.

Quando somos excepcionalmente bons, nossa reputação se espalha sem mesmo termos a intenção de fazer qualquer propaganda. Temos maior confiança e entusiasmo, alcançando conquistas ainda maiores. Os desafios são mais interessantes.

O problema é quando nós nos perdemos. Queremos trabalhar nossas fraquezas, para ficarmos mais efetivos… quando na verdade estamos apenas patinando em uma área que não fará grande diferença. O Seth Godin é um dos autores que mais gosto nesse sentido, recomendando fortalecer nossas forças (ecoado por Peter Drucker e muitos outros).

O poder de foco e escolher uma única área para ficarmos extremamente bons é uma importante chave deste processo. Praticamos isso em nossa comunidade fechada, para os compradores do curso A Classe Alta.

(Este post é a continuação de uma série que critica o programa 21 Segredos dos Milionários Independentes de Brian Tracy. Nesta série, analisamos as idéias de Brian à luz de outros autores e usando experiência própria de Seiiti Arata Jr., autor de A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer)