Segredo 01: Sonhe grandes sonhos

O primeiro segredo é simples: sonhe grandes sonhos.

Nós bloqueamos possibilidades ao não termos a ousadia de sonhar grande. Apesar desse ser um clichezão de auto-ajuda, temos que admitir que faz sentido racionalmente: quem não estabelece um objetivo nunca vai alcançar.

Esse é o caso por exemplo de grandes competidores de esporte. Ninguém ganha uma medalha de ouro numa Olimpíada se não colocar na cachola que é isso o que deseja. Quem me apresentar a um ganhador de medalha de ouro que disser que virou campeão mundial “por acaso” ganha um picolé de limão.

Mas como usar esse segredo?

Brian sugere usar nossa criatividade e imaginar que temos um potencial ilimitado para conseguir qualquer coisa. Se a gente soubesse que não teria como fracassar, o que é que construiríamos?

Brian também recomenda a técnica de Viagem no Tempo, que é uma das várias técnicas e exercícios que estão detalhadas no livro A Classe Alta. A diferença é que enquanto o material de Brian apenas sugere a prática, no nosso curso nós realizamos essa atividade juntos numa plataforma interativa.

A versão da Viagem no Tempo de Brian Tracy é imaginar nossa vida no futuro e descrever que tipo de estilo de vida temos se nossa vida fosse perfeita. Criar uma visão para nós mesmos é algo que quase todo autor de desenvolvimento pessoal usa, incluindo os excelentes programas do Anthony Robbins.

O fato de sonharmos, diz Brian, diz ao nosso inconsciente que podemos confiar mais em nós mesmos, e isso é fundamental para agirmos com eficácia.

Escreva num papel qual é esse seu sonho. Se você quiser realmente radicalizar, escreva nos comentários abaixo qual é esse cenário ideal para você. Uma coisa que Brian Tracy não menciona é que compartilhar o tal sonho publicamente ativa um mecanismo muito bem descrito por Robert Cialdini no livro O Poder da Persuasão (link afiliado): a nossa necessidade de consistência.

Se por exemplo você deseja ser aprovado em um concurso público de fiscal da receita federal, escreva publicamente: no seu Orkut, no MSN, nos comentários deste blog, em um email para amigos.

Quanto mais você torna público o seu sonho, maior a pressão psicológica criada para que você honre sua palavra.

Além de sonhar, Brian dá um empurrão e aconselha que a gente dê o primeiro passo hoje.

O fato de NÃO sonhar faz com que a gente nunca arrisque fazer nada. E isso corta qualquer possibilidade de alcançar qualquer coisa que valha a pena.

(Este post é a continuação de uma série que critica o programa 21 Segredos dos Milionários Independentes de Brian Tracy. Nesta série, analisamos as idéias de Brian à luz de outros autores e usando experiência própria de Seiiti Arata Jr., autor de A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer)