some image

ARATA ACADEMY

Recebi um boleto do SEBRACOM – do que se trata?

Rapidinhas 12 comments
featured image

Achei muito estranho ter aparecido um boleto no valor de 287 reais para uma tal de Sebracom. Não me recordo de ter contratado nenhum serviço ou ouvido em algum tipo de contribuição obrigatória.

Por isso, uma rápida busca no Google me fez acreditar que é uma pura picaretagem:

http://centrodeatendimentoempresarial.blogspot.com/2011/04/empresa-sebracom-esta-enviando-uma.html

http://www.aberturaempresa.com.br/blog/default/2011/04/08/Efetuei-a-abertura-de-uma-empresa-e-recebi-um-boleto-do-Sebracom-Preciso-pagar

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110408101653AAUyiL8

Além das dificuldades burocráticas ainda existentes em nosso país para os jovens empreendedores, ainda temos que ficar sempre atentos com esse tipo de golpe. Imagino que a empresa faz uma busca de CNPJs e distribui como um grande spam, na esperança que algumas empresas menos organizadas paguem junto com diversas outras contas.

Caso você também seja empreendedor e tenha recebido um boleto do SEBRACOM, ou saiba de outros golpes semelhantes que devemos nos atentar, compartilhe aqui nos comentários para ajudar a turma.

Sobre Seiiti Arata Jr.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Comente usando Facebook

12 comments

Leonardo Responder

Essa é uma prática normal hoje em dia, tenho empresa e recebo constantemente boletos de várias entidades das quais não participo. Meu conselho: CONFIRME SEMPRE COM SEU CONTADOR.

Outra dica: Existem pessoas se passando por funcionários de algum cartório dizendo que um título X de R$XXX,XX, provavelmente de uma empresa de publicidade, está indo para protesto no mesmo dia e vc tem que depositar o valor na conta do cartório senão sua empresa será protestada. É tudo mentira, isso não existe e não é permitido depositar dinheiro na conta do cartório.

Os picaretas chegam a te passar o telefone da empresa que supostamente fez seu anúncio, vc fala com eles e eles até montam sites com o logo de sua empresa, isso para tornar o golpe mais real.
Já me aconteceu pelo menos três vezes e nunca paguei.

Espero ter ajudado.

Marcos Cesar Responder

São sindicatos patrimonial, sindicato da Categoria.

Eles olham no Diario Oficial – É divulgado todas as alterações e inclusão.

E se no contrato social estiver por exemplo.

Venda de produtos e representação de produtos

Os dois sindicatos vão lhe enviar.

Sindicato do Comercio

Sindicato dos representantes

E se vc pagar um ou os dois vc concordou com a adesão.

E depois para vc cancelar vai ser um “parto”

Marcos Cesar

Sandro Luiz Milczewski Responder

Recebo pelo menos uma vez por mês um boleto destes, sugiro ficar atento ao seguinte:

1) Nunca dê automomia para alguém (secretária, qquer funcionário) ir pagando qquer conta que não seja verificado a contrapartida de contratação do produto ou serviço

2) Boleto de Sindicatos: Fique atento ao sindicato que sua empresa é filiada, muitos sindicatos usam de artigos de Lei para intimidar e induzir a empresa ao erro, tipo, “pague primeiro, depois corra atrás do ressarcimento”, é furada!

3) Boletos de pagamento de registros de domínios (.com, .com.br, .net, etc) – atenção para aqueles que você realmente contratou, e não pague boleto emitido por email, vá no site onde você registrou seu domínio e emita seu boleto por lá!

4) Nunca aceite e confirme qualquer informação sua ou de sua empresa, ou forneça quaisquer dados por telefone, email, etc, de quem você não tem condições de confirmar a autenticidade, muito comum, em cobranças alegando títulos protestados em cartórios, “Cartório não cobra por telefone, nem email”, o cartório só pode notificar extra-judicialmente o devedor;

5) Cobrança de produto e serviço, sem contratação do mesmo, é crime previsto no Código Civil Brasileiro.

Thiago Alves Responder

Este é um dos vários golpes que existem hoje.

Recentemente enviaram um boleto do registro BR para pagar o meu domínio, mas de cara desconfiei que tinha algo errado pois as datas não batiam, acessei a minha conta no registro BR e a data no boleto estava errada na cobrança do meu domínio, ficou claro a fraude.

Outra bem persuasiva, foi que golpistas me ligaram dizendo que eu tinha uma pendência e se ela não fosse paga até meio-dia iriam mandar para o cartório e nesse caso teria que pagar a dívida + custas do cartório, o que segundo eles seria vantajoso pagar antes do meio-dia. Suspeitei pois a dívida com uma tal empresa de marketing nunca houve, pois não tive nenhum relacionamento comercial com ela. Ficou evidente o trote.

Fiquem atentos de olhos bem abertos, cada vez os picaretas se especializam ainda mais.

Para não cair em golpes check a autenticidade de qualquer informação/documento.

Espero ter ajudado!

fernando Responder

Seiiti,

Lamentável estas artimanhas utilizadas por pessoas inidôneas que tentam enganar nossos cidadãos. Sugiro o envio de uma denúncia sobre o ocorrido por mensagem eletrônica ao Ministério Público. Ao menos as autoridades não poderão alegar ignorância sobre este ocorrido e quem sabe será evitado que outros incautos sejam ludibriados.

Alessandro Responder

É comum tambem receber cartas sobre renovação de dominio de empresas de hospedagem, eles vasculham seu registro e mandam cartas bem na época da renovação de dominio, o boleto é bem parecido com o do registro.

Claudio Roberto Responder

Lembrei de uma dessas picaretagens que aconteceu a uns 3 anos atrás…

Os caras enviavam um boleto de cobrança e uma carta
dizendo ser uma autoridade de organização de domínios “.com.br”
e para que o nosso domínio não fosse cancelado deveríamos pagar o boleto.

Sorte sabíamos se tratar de um golpe,
mas quanta gente não foi enganada
por não saber da sacanagem?

Por isso meus amigos olhos bem abertos
tá cheio de espertinhos querendo “arrancar”
dinheiro dos distraídos.

Abraço a Todos.

Claudio Roberto

OTAVIO Responder

logo se conclui que é muito valido o dito popular “o olho do fazendeiro engorda o boi”. Atenção, desconfiança e caldo de galinha, com certeza, faz mujito bem ao nosso bolso.

Richard Responder

Tambem recebi esse boleto da Sebracom assim que abri a empresa. Com meu familiar foi a mesma coisa.

Como disseram, acho que todo CNPJ novo recebe pelo menos um boleto desse.

Na hora notei que era uma farsa e descartei. Estava uma correria (começo de negócio traz muitas preocupações) e apenas deixei quieto. Porém pensando agora com mais calma deveria ter ido atrás para ver o que poderia fazer para frear um golpista desses.

Edson Issao Responder

Pessoal, tomem cuidado também com o golpe da lista. De setembro a novembro, empresas estelionatárias que dizem ser editoras de lista telefônicas costumam enviar por fax um suposto recadastramento para figuração gratuita na lista, mas na verdade é um contrato em que eles cobram em torno de R43.000,00 ou mais para publicidade em uma lista que você nunca verá.

Eles passam por fax e pedem para a secretária preencher e retornar. Após um tempo você receberá um boleto, ou talvez um aviso de protesto diretamente. Não paguem e se for necessário recorram à justiça.

Outro situação é que alguém de um “cartório” irá te ligar para quitar um protesto (geralmente por volta das 10h) até as 12h, caso contrário sua empresa poderá ter os bens e contas bancárias bloqueados. Também é pura balela!

Alcmene de Andrade Pereira Responder

Aconteceu algo parecido comigo!
Logo que cadastrei uma empresa de Entreposto de Produtos Naturais, recebi uma cobrança para me associar a um sindicato dos comerciários. Não sei se era verdadeiro ou falso.
A quantia era exorbitante para quem ainda não estava gerando nenhum lucro e sim tendo muitos gastos com o início do negócio.
Fui até o endereço do Dito Sindicato, e eles disseram que todo comércio era obrigado a se filiar a ele e se eu não pagasse seria multada e teria meu registro cancelado. Fiquei revoltada em ter que pagar uma associação se a empresa ainda não estava me dando nenhum lucro. Isso é mesmo legal??? Um comerciante é mesmo obrigado a se associar a algum sindicato ?????

Antonio Setton Responder

Oi Alberto,
Realmente acontece muito isso, eu também já recebí de alguns sindicatos que nada tem a ver. Existe uma determinação e uma lei que o empreendedor deve pagar unicamente 1 sindicato apenas e nada mais. Não se é obrigado a se associar, porém, hÔje as recissões são homologadas nos sindicatos da classe, a necessidade é essa, além de estar fazendo parte do meio socio economico de sua area. O restante desses sindicatos que não sabemos nem o que fazem, são aproveitadores da honestidade alheia.

Adicione seu comentário