O que fazer diante de uma crise econômica

Em uma época de recessão e crise econômica, é comum que o mercado de imóveis fique desacelerado, o valor da bolsa de valores despenque e meras despesas como supermercado e gasolina acabem por consumir a maior parte do orçamento da população.

Essa é a melhor época para enriquecer.

No programa A Classe Alta, discutimos diferentes estratégias e filosofias de multi milionários. Uma das mais importantes é entender que quando esperamos demais que todas as condições ficarem perfeitas para iniciar, será muito difícil ter um resultado de enriquecimento.

E em momentos de prosperidade econômica, é importante nos fortalecermos para permanecer bem posicionados a fazer os investimentos e aquisições nas épocas de desvalorização.

Aqui na Arata Academy um dos programas de coaching à distância busca revelar como podemos assumir controle sobre nosso futuro financeiro.

Por um lado é verdade que o mercado de ações, as taxas de juros, a política cambial e a economia geral são importantes elementos no resultado de nosso processo de enriquecimento…

… mas, por outro lado, a maior parte das pessoas dá muito crédito para esses elementos externos.

Não temos como mudar certos fatores. Lutar contra eles é uma derrota garantida.

O que exploramos em A Classe Alta é como lidar com nossas finanças pessoais realizando ajustes inteligentes conforme os humores de mercado.

Uma coisa é ter nosso futuro econômico determinado por fatores externos.

Outra coisa completamente diferente e mais gratificante é estar no controle.

Na Arata Academy, convidamos diversos experts para mostrar passos simples de serem implementados para gradualmente conquistar esse controle e nossos objetivos financeiros.

Jack Welch, diretor presidente da GE, tem o excelente livro Paixão por Vencer: A Bíblia do Sucesso (link afiliado Submarino) e fala como existem duas formas de vencer:

1) alcançando o que desejamos; e
2) derrotando nossos oponentes

É interessante ter isso em mente quando pensamos em nossa vitória financeira.

Muitas pessoas possuem um paradigma financeiro baseado na escassez. Pensam que para nós termos sucesso, outros devem perder.

O pensamento pautado pela abundância nos indica como existe espaço suficiente para todos prosperarem.

Atenção: não estamos com conversa fru-fru “new age” de pensamento positivo. Isso é muito mais profundo do que pode parecer. Modificar nosso paradigma de escassez para abundância tem efeitos cognitivos e comportamentais comprovados pela neurociência.

Caso tenha interesse nos tópicos de enriquecimento e coaching financeiro, tenho certeza que você vai gostar de A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer.