Homem-Memória revela seus segredos

Conheça o Homem-Memória. Esse mineiro é recordista sul americano de competições de memória. Sua mente é tão poderosa que mereceu matéria de destaque do Fantástico (vídeo abaixo):

Homem-Memória em ação

A verdade é que, diferente de um super herói com superpoderes iniciados pelo acaso ou por experimentos bizarros, o psicólogo Alberto Dell'Isola adquiriu seu talento como “mentatleta” (atleta da mente) explorando as bases da memória e a curva do esquecimento.

Curva do Esquecimento

Essa Curva do Esquecimento é uma das chaves do trabalho de Alberto. Ele descreve no livro Mentes Brilhantes: Como desenvolver todo o potencial do seu cérebro (link afiliado) o quanto somos capazes de reter de informações que acabamos de adquirir. Para evitar que informações recém adquiridas sejam esquecidas, Alberto usa e abusa de “gatilhos de memória” que são mais intuitivos e fáceis de acessar.

Existe uma outra forma de manipular e vencer a Curva do Esquecimento. Mas essa é daquelas soluções tão óbvias que poucas pessoas realmente utilizam corretamente: a revisão. Em qualquer estudo, Alberto propõe que a revisão seja parte integrante do tempo alocado de estudos, e tem técnicas bem específicas para isso.

Se gostou do vídeo acima, veja também o resto: [parte 2] [parte 3] [parte 4] [parte 5] [parte 6]

Entrevista exclusiva para Arata Academy

Novamente, agradeço o Alberto Dell'Isola pela disponibilidade a responder às perguntas de nossos amigos da Arata Academy. Acabamos conversando por mais de duas horas e todo o conteúdo está disponível nos vídeos abaixo.

Parte 1: Funcionamento da memoria e da mente

Neste vídeo, desmistificamos a idéia de que as técnicas de memorização seriam globais. Ao invés de simplesmente dizer que “o cérebro funciona como um músculo que deve ser treinado”, minha interpretação é que o cérebro é como um corpo que possui vários músculos. Treinar o “bíceps do cérebro”, por exemplo, não necessariamente reverte em uma vantagem para o “abdomen ou tríceps do cérebro”. Em outras palavras, a pessoa que treina a memorização de cartas de baralho ou números não terá necessariamente uma vantagem na memorização de fatos de seu cotidiano.

Existem vários domínios da memória, mas o que acontece com o treino por exemplo para memorizar cartas de baralho é que estamos reforçando nossa disciplina e poder de concentração em uma tarefa. Esse poder de foco e disciplina depois podem ser também utilizados para outros domínios de memória, como se recordar de informações relacionadas a nosso trabalho.

Parte 2: Técnicas para exercitar a mente
A técnica do Palácio da Memória é uma poderosa técnica para facilitar a recordação de dados desconexos através da ilustração ilustrar com imagens chamativas e marcantes.

A importância das revisões. O próprio Alberto Dell'Isola, que é campeão em vários campeonatos de memória, diz que é natural e humano esquecer praticamente tudo o que estudamos em uma sala de aula. Por isso é fundamental ter vários níveis de leitura.

Necessidade de descanso. O cérebro atua através de processos bioquímicos e portanto é fundamental entender o nosso próprio ritmo para fazer pausas para aumentar a produtividade. Alberto não recomenda uma fórmula fixa, mas ao contrário é mais adequado que cada pessoa tenha a percepção de quando já não está mais absorvendo o conteúdo no processo de aprendizado.

Estudo para concursos públicos. Como fixar o conteúdo no estudo para concursos públicos? Alberto diz que a principal dificuldade é a quantidade enorme de informações, e os concurseiros não realizam a quantidade suficiente de revisões. O problema não é a leitura do material, mas sim a leitura repetida de material. Entre as técnicas a serem usadas além da revisão, Alberto recomenda a técnica de memorização de números, que funciona bem para Direito Tributário e Direito Administrativo. É importante também ver qual será o material que será usado na revisão: muitas vezes o mapa mental é adequado, mas algumas vezes pode ser mais prático ter um quadro comparativo.

Parte 3: Uso prático no dia a dia

Uso de mapas mentais e diferentes ferramentas. Mapas mentais são ótimas ferramentas por terem muitos vínculos de memória, mas isso não indica que um mapa mental sem imagens seja ruim. Qualquer anotação deve poder sintetizar e facilitar revisões. A anotação dá uma forma para o texto a ser memorizado. No caso de um quadro, ou um mapa mental, temos uma forma mais atraente que um texto.

Memorizando nomes e fisionomias. Técnica do Dicionário de Nomes. Para cada nome, o Alberto pensa em uma imagem diferente baseado no mundo de referências dele: no caso do nome “Eduardo”, ele associa a imagem de um computador pois tem um amigo que chama Eduardo e que mexe com computadores. Uma outra técnica é associar as primeiras letras do nome com uma imagem. Nesse caso, associar “Eduardo” com “elefante”, ou “Renato” e “rena”, ou “Leonardo” e “leopardo”. Assim, o dado abstrato é convertido em uma imagem, que é mais amigável ao modo de funcionamento do cérebro.

Método para decorar textos longos com perfeição. Para quem dá palestras ou é ator, e precisa de decorar perfeitamente todas as palavras em sequencia, a forma recomendada é usar a técnica da força bruta, conhecida também como método John Place: ler a primeira linha, tampar para recitar de memória e ir para a segunda linha, repetindo desde a primeira. Continuar com essa repetição e revisão linha por linha, sempre iniciando pela primeira linha.

Facilidades adicionais para clientes Arata Academy

Apesar dos vídeos com as entrevistas estarem disponíveis para todo o público geral, os clientes Arata Academy que fazem parte do curso A Classe Alta terão algumas vantagens adicionais. Todos os clientes existentes receberão também o mapa mental para download (formatos Adobe .pdf e imagem .jpg) junto a versão de vídeo (.mov) e áudio (.mp3) para download para ouvir a entrevista com o Alberto onde for mais conveniente.

Outra novidade a ser anunciada em breve é o preparo de um livro digital com os links dos melhores artigos publicados pelo Alberto – isso pode demorar algumas semanas, mas assim que a edição e design estiverem prontos, mandarei um email pra nossa lista.