Contato

Para entrar em contato com nossa Equipe, por favor preencha o formulário abaixo com o maior detalhamento possível para receber uma resposta no seu email.

Importante: A Arata Academy não presta atendimento através de mídias sociais. O único canal oficial de atendimento é através do formulário abaixo. Nunca envie sua senha de acesso ou forneça dados pessoais ou confidenciais através de redes sociais.

Suporte a clientes

Como faço para cancelar minha inscrição?

Conforme os Termos de Uso e explicação da página de vendas, o cliente possui um prazo de 30 (trinta) dias a contar da compra realizada para solicitar o cancelamento da matrícula.

Caso seu pagamento tenha sido realizado antes de 30 dias, basta nos contatar utilizando o formulário de contato informando:

  1. Seu nome completo (soletrar de forma idêntica conforme seu registro na Receita Federal)
  2. O número de seu CPF
  3. Data de nascimento
  4. Nome do curso adquirido
  5. Data da aquisição do curso (deve ser menos de 30 dias para que esteja dentro do prazo de reembolso)

Com as cinco informações acima, nossa equipe entrará em contato com o meio de pagamentos para cancelar sua compra e fornecer o reembolso integral conforme os Termos de Uso e página de vendas.

Como posso obter acesso aos cursos que adquiri?

Seu acesso é muito simples e é realizado a partir de um login exclusivo que é criado no momento de sua matrícula.

Todas as informações de acesso (incluindo sua senha) para alunos são enviadas através de email automaticamente após a aprovação de sua matrícula.

Como a mensagem contendo a sua senha é enviada automaticamente, é possível que alguns provedores de email tenham filtrado dentro da pasta de emails comerciais. Por favor verifique todos os seus filtros de email para encontrar os dados de acesso.

Quero trocar a senha de acesso

Caso você tenha esquecido sua senha ou simplesmente queira trocar a senha por uma que seja mais fácil, basta seguir estes procedimentos:

  1. Visite a página principal de alunos
  2. Clique em esqueci minha senha
  3. Digite o seu email
  4. Aguarde no máximo cinco minutos para receber nossa mensagem automática com instruções para troca de senha

Caso não receba a mensagem automática com detalhes de troca de senha no seu email, verifique todos os seus filtros de email pois a mensagem pode ter sido retida.

Se, mesmo assim, não encontrar a mensagem de troca de senha, é bastante provável que você tenha nos informado um endereço diferente de email (ou uma conta diferente de email ou então um erro de digitação). Experimente outras contas de email que possuir.

Caso continue com dificuldades, entre em contato utilizando o formulário e nos informe:

  1. Seu nome completo (digitado exatamente conforme no site da Receita Federal)
  2. Seu CPF
  3. Sua data de nascimento
  4. Nome do curso adquirido
  5. Data do matrícula no curso

Com as cinco informações acima, poderemos verificar a autenticidade de segurança e modificar manualmente sua senha de acesso.

Bom proveito do curso!

 

Produtividade

1. Qual programa de mapas mentais você usa?

Uso o MindManager da empresa MindJet. Para quem procura por soluções gratuitas, uma opção é o Mindmeister. Para saber mais sobre mapas mentais, recomendo o vídeo de apresentação Como Aprender Mais Rápido.

2. Como você consegue ler mais de um livro por semana?

Leitura constante faz parte do meu trabalho. Não é todo mundo que precisa ler mais de um livro por semana (dependendo da sua área, pode até ser contraproducente ler demais… e implementar pouco). Mas caso seja o caso de ter a leitura de livros intensa no seu dia a dia, recomendo o Kindle. (OBS: para a “leitura de livros” eu prefiro o Kindle clássico. Porém, para revistas, web, RSS feed e jornais o iPad e o iPhone são minhas escolhas.)

Motivos? Primeiro, a tela e-ink do Kindle é a que mais se aproxima do papel. Não tem reflexo ou brilho que cansa a vista. A navegação é boa para permitir o estado de fluxo, mergulhando no livro e esquecendo de todo o resto. É também mais leve e tem bateria de maior duração do que o iPad (na data deste post, estou comparando o Kindle com o iPad 3).

Para mim, o Kindle funciona bem pois eu já tenho um laptop (MacBook Pro) e um iPhone. Portanto, para mim o iPad seria uma versão maior do meu iPhone. Não acho que um iPad adicionaria muito valor no meu estilo de trabalho e por isso o Kindle veio em ótimo momento.

Porém, caso você não tenha um laptop e/ou um smartphone, o iPad pode suprir a necessidade de um gadget que traz portabilidade.

Leve, portanto, em conta: 1) volume de livros que deseja ler, 2) outros gadgets que já possui. Eles indicarão a sua necessidade de um portátil multifuncional. O Kindle é para ler livro, e só. Eu sequer uso as funções de anotação, grifar e compartilhar trechos de livros pois não me parecem práticas.

Obs. 1) Para usuários avançados : considere também sincronizar o Kindle clássico com os apps Kindle em smartphones. Assim você pode continuar a leitura a partir de diferentes gadgets, desde que esteja sempre conectado à Internet.

Obs. 2) Para leitura acelerada: confira a aula 01 do curso Como Aprender Mais Rápido para um detalhamento de como acelerar sua velocidade de leitura.

3. Te mandei uma mensagem por mídia social (Facebook/YouTube/LinkedIn) e não recebi resposta. Você está chateado comigo?

De forma alguma! Ao contrário: eu fico feliz demais quando recebo mensagens.

Como existem muitas plataformas diferentes de mídias sociais e o volume de comunicação é muito alto, nós centralizamos toda a comunicação através de um único canal oficial: https://arata.se/contato

Aliás, a centralização de comunicação é uma técnica de produtividade (quem fez o curso Produtividade Ninja já conhece).

Além disso, fiz questão de trazer uma Equipe de pessoas que confio muito. Elas respondem todos os emails que são enviados para o nosso canal oficial de comunicação.

Infelizmente, alguns sites de mídias sociais não permitem o redirecionamento de mensagens. É por isso que não respondo nenhuma mensagem que é enviada pelo Facebook, YouTube, LinkedIn ou outras plataformas de mídia social.

Por isso, para que você receba uma resposta nossa, pedimos por gentileza que retransmita a mensagem usando o nosso canal oficial de comunicação.

4. Como funciona a lista de emails da Arata Academy?

Para se cadastrar gratuitamente na nossa lista principal de emails, visite nosso site principal da Arata Academy. A qualquer momento que você não quiser mais receber os nossos emails, basta clicar no link que aparece no rodapé de TODAS as nossas mensagens e seguir as instruções para sair. Aproveite pra também ver os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Sou eu mesmo quem escreve cada um dos emails que são enviados. E sempre leio as respostas que chegam de volta, orientando a Equipe Arata Academy a responder com muita atenção e cuidado. Pode contar conosco!

obs: Sempre que desejar entrar em contato conosco e quiser uma resposta de nosso lado, por favor use o nosso canal oficial de comunicação AQUI.

 

Empreendedorismo

1. Que provedor você recomenda para hospedar sites?

Este provedor é fácil de usar e foi o primeiro servidor que eu usei para a Arata Academy e foi o que me permitiu dar os primeiros passos.

2. Fui demitido recentemente e agora quero ser empreendedor. O que você acha?

Minha opinião é que EM GERAL, caso você não tenha reservas financeiras, é uma péssima ideia empreender como forma de garantir o sustento dos próximos meses. Sugiro procurar pelos materiais grátis que o Sebrae oferece a respeito do “empreendedorismo de oportunidade” v. “empreendedorismo por necessidade”. Pessoalmente, recomendo que antes de pensar em empreendedorismo, que você tenha um colchão financeiro para pagar suas contas por no mínimo 12 meses sem prejudicar seu estilo de vida. Veja mais detalhes sobre como criar sua reserva financeira no nosso curso A Classe Alta.

3. Gostaria de empreender usando o potencial da Internet. Qual sua sugestão?

Sugiro primeiro ir com calma: muitas propostas mirabolantes tem pipocado recentemente, prometendo ganhos astronômicos. Infelizmente, a grande maioria não vai colher os resultados que são apresentados nas projeções de lucros. Estude o essencial de empreendedorismo antes de se comprometer com algum valor grande: existe muito conteúdo bom que pode ser obtido gratuitamente no Sebrae mais próximo.

Além disso, recomendo primeiro fortalecer sua produtividade pessoal para empreender sozinho utilizando a Internet: será necessário ter grande controle sobre suas comunicações (lidar com emails e mídias sociais), marketing, criação, parcerias, gerenciamento de equipe, planejamento estratégico e finanças. Por isso é que somente recomendo o EmpreDig para os alunos que já concluiram o Produtividade Ninja.

 

Coaching

1. Quero realizar treinamento para me tornar coach. Qual escola você recomenda?

No Brasil não tenho nenhuma instituição preferida. Sempre recomendo fortemente que você entre em contato com alunos formados pela instituição (pelo menos 3) e pergunte diretamente para eles o que acham. Para ter maior certeza antes de investir, procure fazer uma sessão de coaching com profissionais formados pela instituição.

2. Gostaria de realizar uma sessão de coaching pessoalmente com a Arata Academy. Qual é o processo?

Não estamos agendando novos clientes individuais de coaching por tempo indeterminado. Uma boa alternativa é o programa Produtividade Ninja, que é totalmente online.

 

Audiovisual

1. Qual editor de vídeo você usa?

Depende. Nos primeiros vídeos do canal YouTube da ArataAcademy (antes de 2011), usei o iMovie para coisas simples. Foi ótimo para começar pela praticidade, e conforme fui progredindo na área de vídeos, passei a achar o iMovie um pouco muito limitado. Não gostava de ficar importando vídeos para a Library e muitas vezes o iMovie rejeita algumas fontes. Ele te força a seguir um certo modelo da Apple e trava a criatividade. Mas, repito, valeu muito para começar.

Entre os anos de 2011 a 2012 usei muito o Screenflow para a edição, por ser um programa bem simples e rápido.

Em 2013, passei a usar o pacote Adobe (Premiere e After Effects).

O motivo de contar toda essa história é para ilustrar o seguinte: se você está começando agora, não é necessário (nem viável economicamente) ter o software mais complexo. Na verdade, isso pode até te prejudicar. Comece BEM SIMPLES, e vá evoluindo com o tempo e com a prática. Software não faz nenhum milagre, é apenas uma ferramenta. A arte deve vir de você.

2. Qual editor de áudio você usa?

3. Qual é o modelo de câmera que você usa?

Comecei com uma Sony Cybershot MUITO SIMPLES e BARATA.

Depois, passei por outros modelos como a Canon Legria HF 200, Nikon DSLR D90, Sony Handycam da série PJ (com projetor) além de alguma filmagem ocasional usando o celular ou tablet pra coisas mais informais. Tenho começado a usar também a GoPro 3 Black, que é bastante prática. Mas não recomendo ficar demasiadamente preocupado com câmeras: qualquer uma serve.

Minha dica: em vez de você se procupar demais com câmeras (que estão sempre mudando), o importante é que tenha bom som profissional. Invista num bom microfone.

4. Li sua resposta anterior e quero comprar um bom microfone. Qual recomenda?

Sennheiser Evolution ew-100 g3. É um pouco caro mas vale a pena.

Para vídeos de screencast, eu usava também o microfone USB chamado Blue Snowflake, mas também não recomendo: é muito frágil e não pode ser transportado em viagens sem quebrar com o tempo. Além disso, o volume é muito baixo. Pior compra de todos os tempos.

Tenho também usado um microfone externo. Qualquer um serve, é meio parecido. No caso, aconteceu de eu ter encontrado o Sony IDC-SX712 mas qualquer um outro (ZOOM, Olympus, por exemplo) serviria de forma parecida.

 

Outras perguntas:

Seu nome

Seu email

Motivo do contato

Mensagem