Como anda a sua espiritualidade?

Quando comecei trabalhos pela Arata Academy, a idéia foi oferecer para todos nós diversos recursos, informação e inspiração para melhoria continuada em vários níveis:

  • nível físico (saúde do corpo, qualidade de sono, boa dieta)
  • nível emocional (tranquilidade, resistência para superar momentos difíceis, tolerância)
  • nível intelectual (dicas de memorização, aprendizado de novas habilidades)
  • nível ambiental (qualidade de nossos círculos sociais, nosso relacionamento com a sociedade que nos cerca)
  • nível espiritual (propósito, forças que nos movem além de nosso interesse individual)

Até agora, a maior parte do conteúdo já produzido tem sido nos níveis emocional, intelectual e ambiental. Temos um longo caminho adiante a ser explorado.

O post de hoje (8 de agosto de 2011) é um momento especial, pois vamos dar os primeiros passos explorando o nível de espiritualidade. É um grande desafio, principalmente pela confusão geralmente feita entre religião e espiritualidade.

Gosto bastante desse vídeo que tem um conselho de Alan Wallace para quem busca mais felicidade sem necessariamente estar ligado a qualquer religião específica:

Um evento bastante interessante foi o debate entre espiritualidade e ciência durante o TEDxAmazônia. No link, existem vídeos com a participação do Lama Padma Samten, do meu amigo Gustavo Gitti e do biólogo Caio Cesar Gibrail.

Pessoalmente, eu evito ao máximo entrar em discussões sobre religião. Acho que cada um tem a sua e raramente eu vejo discussões sobre religião comparada resultar em alguma conclusão que traga algum benefício prático.

Por outro lado, me interesso demais por espiritualidade. Sempre recomendo a leitura do livro Em Busca de Sentido: Um psicólogo no campo de concentração de Viktor Frankl (link afiliado), psiquiatra judeu que sobreviveu às atrocidades do campo de concentração nazista. Para Frankl, a existência de um propósito é essencial para a vida.

Eu vejo esse propósito como um componente essencial da espiritualidade. E a espiritualidade, por sua vez, me parece ser uma dimensão sem a qual a nossa vida fica incompleta e vazia.

Entrevista: Gustavo Gitti

Mas como eu não me sinto nem um pouco qualificado para falar sobre esse tema tão pouco familiar ao dia a dia da maior parte de nós, eu pedi ajuda ao meu amigo Gustavo Gitti.

O Gitti tem formação em filosofia e pedagogia pela USP, já foi editor do Portal do SESC SP, é fundador do Não2Não1, gerencia o conteúdo do PapodeHomem e do blog da revista Bodisatva. Ele é também colunista da revista Vida Simples, coordena a Cabana PdH, conduz meditação no CEBB SP e está trazendo a TaKeTiNa para o Brasil.

Até o final do dia de hoje, vamos coletar diferentes perguntas relacionadas a três temas: 1) espiritualidade, 2) meditação e 3) TaKeTiNa.

Para enviar sua pergunta, basta deixar um comentário abaixo (se tiver Facebook, é mais fácil. Mas caso não use Facebook, é só descer a barra de navegação vertical até o final que existe o formulário para deixar seu nome, email e pergunta na forma de comentário no blog).

Assim como sempre fazemos com nossas entrevistas, vou organizar as perguntas recebidas, envio para o entrevistado e daí em alguns dias vamos gravar e publicamos. Mandarei um email para todos os que fazem parte da nossa Lista [Arata Academy] quando estiver pronto.

Somente peço para deixar as perguntas no máximo até as 23:00 da segunda feira (8 de agosto). Perguntas enviadas após esse horário não poderão ser incorporadas no vídeo, que será gravado na manhãzinha da terça.