Coaching e branding pessoal – entrevista com Marie-Josette Brauer

O coaching não é terapia e não tem o propósito de resolver problemas emocionais. É um processo que ajuda a alcançar objetivos que a pessoa deseja. O que Marie-Josette observa em sua experiência profissional é que a maior parte das pessoas não tem clareza de objetivos.

Assim, um dos elementos do processo de coaching é “esclarecer os objetivos”

Segue abaixo o vídeo YouTube com o mapa mental que fui preparando durante a conversa com a Jose.

Download do mapa mental: [formato Adobe PDF] [formato imagem PNG]

Por que é tão difícil perceber objetivos?

É necessário clarear e perceber os bloqueios. Em algumas vezes, o cliente de coaching propositalmente mantém seus objetivos obscuros como uma forma de fuga, para não promover mudanças. E quanto mais brilhante a pessoa é, suas justificativas serão ainda melhores.

Limites do trabalho de coach

O coach facilita processos, mas não cabe a ele dar palpites para o cliente. Passo fundamental é a escuta, entendendo o que está por baixo dos problemas apresentados pelo cliente. Nesse processo o coach contribui para identificar as crenças limitantes que devem ser removidas. Entre algumas das ferramentas, pode-se destacar a programação neurolinguística (PNL) e a terapia de linha de tempo.

Após remover as crenças limitantes, o cliente pode tomar os próximos passos sozinho. O profissional de coaching vai avaliar os valores do cliente e respeita-los, mas nunca interferir ou dar palpites.

Caso ilustrativo

Profissional que trabalha em empresa familiar, trabalhando com os pais e irmão. Todos fizeram faculdade em Guarulhos, onde fica a empresa. Todos estavam satisfeitos… até o dia em que ela se apaixonou por cidadão americano durante uma viagem, e ele ainda deseja continuar morando nos EUA. Ela diz que pode aceitar qualquer trabalho, talvez como babá ou vendedora, mas não era essa a expectativa que a família tinha.

Na primeira sessão, ela tem dúvida se realmente vale a pena só pelo fato de gostar do rapaz e abandonar toda a vida anterior, a família, a empresa…. chateando os pais por algo que poderia ser considerado uma aventura. Através de PNL e Linha do Tempo, foi feita a intervenção para identificar sua dificuldade em tomada de decisão.

Havia uma decisão limitante de escolher entre coração e razão.

Depois de 15 dias ela pergunta se não havia uma forma de juntar ambas as coisas. Ela passou a ver como o Facebook pode ser usado para o marketing de uma empresa. Também ouviu histórias de gente que estava vendendo produtos pela Internet… e isso ativou a idéia de que poderia haver outros caminhos.

A idéia que ela teve foi de trabalhar junto com o namorado vendendo os produtos da empresa pela Internet.

Hoje, ambos estão nos EUA e conseguiram alugar local, fizeram estoque, já venderam por lá e daqui alguns dias ele vai para a China ver se poderá transferir parte da produção.

Resultado: a família está feliz por ter aberto uma nova frente para a empresa e o irmão está reorganizando a empresa localmente para uma maior produção e todos estão felizes.

Antes, ela tinha as crenças dos pais dela, que são baseados em uma realidade de três décadas atrás.

Nesse caso, qual foi o valor do trabalho de coaching?

Antes, havia uma situação de grande pressão e ansiedade diante de condições externas. Não era possível vislumbrar possibilidades.

Era necessário remover a crença limitante para permitir criatividade.

Uma das perguntas mágicas: “o que te impede de…?”

É uma forma de estimular o pensamento criativo sem deixar a pessoa sentindo que precisa se defender ou justificar. É diferente de “por que é que você não…”, que faz com que a pessoa se recue e se sinta ameaçada.

Para conhecer o trabalho de coaching financeiro da Arata Academy

aclassealta.com

Para conhecer mais sobre o trabalho de Marie-Josette Brauer

www.brauercoaching.com

www.infocoaching.com.br

www.web-branding-coach.com

Personal Branding

O personal branding é o processo de desabrochar a sua imagem. O trabalho de Jose é focado em ajudar as pessoas a fortalecer sua marca pessoal, lembrando que não adianta fazer um marketing onde a pessoa transmite uma imagem criada que não é congruente com sua realidade.