some image

Arata Livros #06

4 Dicas de saúde para estudar melhor

Zumbi filosófico: será que o dualismo corpo-mente é útil?

O que será que vai acontecer no dia em que as impressoras 3D, que já conseguem imprimir carne, tiverem tanta precisão ao ponto de copiar o seu corpo, átomo por átomo, molécula por molécula? Será que essa pessoa será um clone perfeito com condições de se mexer, de falar e até mesmo se recordar das mesmas memórias que você?

Ou será que teremos simplesmente um amontoado de ossos, carne, sangue e pelos, porém sem vida? Ou, mesmo que saia da impressora com um coração pulsante e plenas funções fisiológicas, será uma criatura sem alma, sem consciência?

Esta é a ideia do zumbi filosófico, uma ideia usada para discutir questões sobre o DUALISMO, ou seja de que o que acontece em nosso corpo faz parte de um campo distinto daquilo que acontece no reino da mente.

Neste episódio da série Arata Livros, vamos continuar discutindo o livro A Vida Intelectual, de Antonin Sertillanges. O tema é Como Cuidar da Saúde Para Estudar Melhor.

A “mente sã em um corpo são”

Por uma perspectiva científica, os doutores Rowland e Motofei dizem que o psicológico nunca está separado do biológico… e a mente não existe sem um corpo físico. Por causa disso, eles argumentam que o dualismo “corpo versus mente” não é muito útil, já que os fenômenos que acontecem na nossa mente compõem um subdomínio do grande conjunto de coisas que acontecem em nosso corpo.

Não precisamos ter vergonha de cuidar da nossa própria saúde

Confesso que na minha adolescência eu tinha um certo desdém com a prática de atividades físicas. Além de não ter interesse em esportes ou em cuidar da minha saúde em geral, eu ativamente evitava realizar atividades físicas. Achava que cuidar do corpo era vaidade, era perda de tempo e ficava lendo livro.

Mas só agora na vida adulta é que eu vejo a importância da boa forma. O Sertillanges nos passa um ditado inglês: “quem diz que não tem tempo pra cuidar da saúde mais tarde vai ter que perder tempo ficando doente”.

Não dá pra estudar direito se as costas estão doendo, se a gente fica com dor no pescoço… e não são apenas problemas musculares: vamos lembrar que o que acontece na mente tem a ver com o que acontece no nosso corpo.

Quem bebe demais sofre o efeito químico do álcool: fala o que não deve e até tem mudança de humor, mudança de comportamento.

Se você olhar a bula de remédios, você vai se impressionar como vários medicamentos alteram o humor, causando irritabilidade, agressividade, depressão. A pessoa muda por causa de mudanças químicas.

A nossa alimentação pode também alterar o metabolismo e deixar a mente fica sonolenta, com dificuldade de foco. Veja por exemplo o vídeo acima que eu preparei com o título “Fechar a Boca para Emagrecer”

Mas vamos voltar ao livro A Vida Intelectual – apesar de não ser um livro específico sobre saúde, ele também traz algumas dicas práticas. Anote aí:

1) Atenção à qualidade da respiração

Procure ambientes de estudo onde você tem ar fresco. Pratique atividades físicas que ajudam a ter uma respiração profunda. Caminhe e procure manter uma boa respiração. Mantenha boa postura durante o trabalho e durante o estudo de modo a continuar respirando bem. No Produtividade Ninja nós falamos bastante sobre a importância da respiração pra inclusive aumentar a produtividade.

2) Cuide de sua alimentação

A melhor dica que eu dou é você cadastrar uma conta no natugood.com pois nós temos muito material sobre reeducação alimentar.

3) Durma bem

Dormir bem não é dormir pouco nem dormir demais: é dormir a quantidade que você precisa. Mantenha boa temperatura no quarto, procure isolar ruídos e ambiente totalmente escuro. Se precisar, coloque cortinas que bloqueiam o sol ou use máscaras pra dormir. Evite usar eletrônicos de noite.

4) Evite excessos

A dica é autoexplicativa: evite excessos.

O próprio Sertillanges reconhece que alguns dos maiores gênios que conhecemos tiveram algum problema de saúde por alguma situação além do controle. Aliás, isso me lembrou o filme A Teoria de Tudo, ilustrando a vida de Stephen Hawking, um exemplo de que mesmo diante de problemas de saúde é possível desenvolver uma vida intelectual quando existe uma vontade intensa o suficiente.

E, principalmente para as pessoas que não possuem alguma doença crônica, vale reconhecer esse grande presente que nós podemos e devemos preservar.

O natugood que eu mencionei aliás é a iniciativa da Arata Academy para boa saúde e boa forma exatamente por isso.

Dois links adicionais

O primeiro é uma recomendação MUITO importante, que é um vídeo sobre medicina preventiva, sobre cuidados com saúde e a relação médico paciente. Esse é um vídeo que eu recomendo pra todo mundo, não interessa quem é você, eu sei que é algo do seu interesse.

O segundo convite não é pra todo mundo. É um convite mais específico só pra quem prefere uma pegada mais científica. Se for o seu caso te convido pra acompanhar a nossa série Saúde Baseada em Evidências.

Cuide de você. Vale a pena. A sua vida intelectual poderá se desenvolver na plenitude por muito tempo e o resultado de seu trabalho certamente enriquecerá todos nós. Um forte abraço e obrigado por participar da nossa série Arata Livros, da Arata Academy!

Crédito foto de destaque (link)

Receba mais vídeos da série Arata Livros

Você acabou de assistir a um vídeo rápido do Arata Livros. Pra receber mais vídeos, assine o nosso canal youtube e cadastre seu email na nossa lista em arataacademy.com.

Sobre Seiiti Arata Jr.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Suas melhores orientações para produtividade pessoal foram condensadas no curso Produtividade Ninja. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Comente usando Facebook

Deixe seu comentário