Dedique sua vida ao contínuo aprendizado

A idéia de dedicação em desenvolvimento contínuo ao longo de toda a vida é praticamente uma apelação. Eu chego ao ponto de dizer que é como se estivéssemos trapaceando.

Enquanto alguns estão vendo televisão, passeando, de papo furado… existem outros que estão aprendendo alguma habilidade, como marketing, programação, idiomas, saúde e nutrição, psicologia. Quem será que vai ter maior sucesso ao longo da vida?

Quanto mais dedicamos nossa atenção e tempo para o aprendizado, mais fácil fica o aprendizado de novas habilidades. Além disso, acumular conhecimento traz benefícios acumulados. É como um bom músico que também sabe fazer vídeos e os publicar no YouTube usando campanhas de marketing viral. Nenhuma dessas habilidades, isoladas (música, filmagem de vídeo, marketing) por si só traz nenhuma grande vantagem considerável. Mas a sua combinação é bombástica.

É isso o que o garoto funtwo fez, capitalizando o sucesso de seu vídeo YouTube e criando um site onde vende aulas de guitarra.

Brian dá o exemplo clássico de ler uma hora por dia, fazendo os cálculos de que isso permite a leitura de 500 livros ao longo dos próximos dez anos. é verdade que a leitura constante dá um diferencial enorme da grande massa, mas a maioria pode encontrar dificuldade em manter uma prática regular de leitura diária por uma hora ao dia.

No meu caso, eu gosto de ler bastante em algumas épocas e passar um tempo sem tocar livros, apenas implementando conceitos que aprendi. Varia de pessoa para pessoa. Para ver uma lista dos livros que eu recomendo, me adicione no LinkedIn e verá um aplicativo da Amazon que lista alguns dos livros que eu gosto mais.

Outra técnica, que eu também indico no livro A Classe Alta, é aproveitar o tempo que desperdiçaríamos no trânsito e outros locais inúteis ouvindo audiobooks, transformando nosso carro em uma universidade ambulante.

Além de livros e audiobooks, Brian Tracy recomenda investir em seminários e cursos de treinamento profissional. Eu concordo com essa abordagem e inclusive recomendo que 10% da renda aproximada seja dedicada para educação.

(Este post é a continuação de uma série que critica o programa 21 Segredos dos Milionários Independentes de Brian Tracy. Nesta série, analisamos as idéias de Brian à luz de outros autores e usando experiência própria de Seiiti Arata Jr., autor de A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer)